quinta-feira, 24 de março de 2011

A História do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.


 


Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. 



A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

A professora Edna, trabalhou o tema com seus alunos e  se encontra na recepção a exposição dos trabalhos dos alunos do 4º ano.



[Pau+Brasil.jpg]
 
03 de Maio, o dia do Pau-brasil Pau-brasil, a arvore simbolo de nosso pais

Essa especie que ja foi considerada extinta e um marco da historia de nosso pais. Alem de ter originado seu nome, foi a primeira atividade economica desenvolvida pelos portugueses em terras brasileiras.
O pau-brasil era encontrado do Rio Grande do Norte ate a costa do Rio de Janeiro, era a arvore dominante na Mata Atlantica brasileira. Hoje se encontra praticamente extinto devido a exploracao irresponsavel e ao desmatamento da area de ocorrencia da especie.
Em 1978 por meio da lei n.º 6607 de 7/12/1978 o pau-brasil foi declarado oficialmente como arvore símbolo nacional e foi instituido o dia 03 de maio como o dia do pau-brasil, pelo Presidente Ernesto Geisel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário